Categoria Novidades

porFAEC

Comissão Própria de Avaliação – CPA

A autoavaliação conduzida pela CPA ocorre com o intuito de promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos. As orientações e instrumentos propostos na avaliação institucional apóiam-se na Lei 10.861, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A auto-avaliação retrata o compromisso institucional com o auto-conhecimento e sua relação com o todo, em prol da qualidade de todos os serviços que A Instituição oferece à sociedade.

Considerando o SINAES, a FAEC conta com uma da Comissão Própria de Avaliação – CPA, instituindo, assim, um processo de auto-avaliação. A CPA cuida de planejar, organizar, refletir e cuidar do interesse de toda a comunidade pelo processo avaliativo, assim com a participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica e com o apoio dos gestores da IES, que lhes disponibilizarão as informações e os dados necessários.

A Avaliação Institucional adota uma metodologia participativa, buscando trazer para o âmbito das discussões as opiniões de toda comunidade acadêmica, de forma aberta e cooperativa. Os instrumentos são construídos e aplicados com os conteúdos teóricos e práticos envolvidos nas 10 dimensões, conforme Roteiro de Auto-Avaliação Institucional/MEC. Esses instrumentos são aplicados em toda a comunidade e atuam como objetos intermediários e subsidiários na identificação de pontos fortes e necessidades de melhoria, com vistas na busca da melhoria contínua. Conforme a legislação, a auto-avaliação contempla:

  1. Avaliação do cumprimento e viabilidade da Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
  2. Avaliação do cumprimento e viabilidade das Políticas para Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação propostas
  3. Avaliação das Ações de Responsabilidade Social Institucional
  4. Avaliação dos esforços relacionados a Comunicação da Instituição com a Sociedade
  5. Avaliação da viabilidade e adequabilidade das Políticas de Pessoal e Carreiras
  6. Avaliação da Organização e Gestão da Instituição.
  7. Avaliação da Infra-Estrutura Física
  8. Avaliação das Ações e Projetos de Planejamento da IES
  9. Avaliação dos Instrumentos e Políticas de Atendimento ao Alunos
  10. Avaliação da Sustentabilidade Financeira

porFAEC

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma importante área da psicologia, e que encontra-se em plena expansão no país. É a ciência que estuda de modo aprofundado o funcionamento cerebral, os processos cognitivos superiores e suas relações com o comportamento humano. O Neuropsicólogo atua principalmente em consultórios, hospitais e clínicas, auxiliando na avaliação de crianças, adultos e idosos que possam apresentar algum comprometimento neurológico. Por meio de instrumentos validados e testagens e técnicas neuropsicológicas, o profissional será capacitado de modo teórico e prático para desenvolver em seu trabalho uma avaliação aprofundada, além do desenvolvimento de um raciocínio clínico para o levantamento de hipóteses diagnósticas e diagnósticos diferenciais.

O que você irá aprender?

– Qualificar e titular os profissionais, propiciando uma visão crítica e uma formação fundamentada na ética e no conhecimento aprofundado sobre técnicas, instrumentos neuropsicológicos e avaliações comportamentais;

– Promover a formação de profissionais com competência ética e técnica para avaliar pessoas;

– Capacitar o profissional da área a emitir documentos legais sobre a avaliação realizada;

– Formar profissionais conscientes do trabalho e da responsabilidade profissional, capazes de colocar em prática os diferenciais técnicos do neuropsicólogo.

Pra quem é este curso?

Profissionais formados em Psicologia.

Formação Curricular

– Neuropsicologia das Praxias;